Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1567
Title: GEOTURISMO E ECOTURISMO: UMA COMPREENSÃO DOS SEGMENTOS TURÍSTICOS PARA MELHOR ELABORAR UM PRODUTO TURÍSTICO –CASO DO PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA (GO)
Other Titles: GEOTOURISM AND ECOTOURISM: AN UNDERSTANDING OF THE TOURIST SEGMENTS TO BETTER DEVELOP ATOURIST PRODUCT –THE CASE OF PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA (GO)
GEOTURISMO Y ECOTURISMO: UNA COMPRENSIÓN DE LOS SEGMENTOS TURÍSTICOS PARA MEJORAR EL DESARROLLO DE UN PRODUCTO TURÍSTICO –EL CASO DEL PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA (GO)
Authors: de Aguiar Junior, Paulo Roberto Ferreira
Barros, Juliana Ramalho
Keywords: Geoturismo;Ecoturismo;São Domingos (GO);Parque Estadual Terra Ronca (GO)
Issue Date: 2022
Abstract: A atividade turística, considerada um dos setores que mais geram receitas no mundo,como aponta Beni (2001),diz respeito a uma estratégia de geração de receitas que muitos gestores municipais e estaduais estão buscando desenvolver e aplicar em seu território. Esta, contudo, não é tarefa fácil, poiso Brasil temseu desenvolvimento turístico baseado no segmento Sol e Praia, e somente a partir dos anos de 1990 outros segmentos começaram a despontar como alternativa para diversificar a atividade econômica. Esse períodoconvergecom o discurso ambiental,que se consolida como prioridade nessa mesma época. A partir deentão, segmentos ligados à natureza aparecem como realidade para gerar rendaepromover a conservação ambiental e cultural, entretanto,com a diversidade de segmentos turísticos,acaba-se por chamar todos os segmentos ligados à natureza de ecoturismo. É nesse sentido que este trabalho tem o objetivo de apresentar outro segmento de turismo ligado à natureza, como,por exemplo,o geoturismo,para,assim,saber ou compreender qual é o melhor produto a ser elaborado a partir dos atrativos que cada localidade possui. Para tal discussão,usou-seo município de São Domingos (GO) como exemplo, cujo principal atrativo é a Unidade de Conservação de Proteção Integral –Parque Estadual Terra Ronca,que possui o maior conjunto cavernícola da América do Sul.
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.totalpage: 16
metadata.dc.localofdeposit: https://revista.ufrr.br/rga/article/view/7567/3757
URI: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1567
ISSN: 1678-7226
Appears in Collections:LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DIVERSOS

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.