Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2281
Título : O Ensaio Cometa e a espécie Hypsiboas albopunctatus (Spix, 1824) como ferramentas de avaliação de qualidade ambiental em uma Unidade de Conservação Federal inserida no Cerrado Goiano.
Autor : Silva, Daniela de Melo e
Vieira, Tiago Quaggio
Morais, Alessandro Ribeiro de
Silva, Daniela de Melo e
Silva, Cláudio Carlos da
Maciel, Natan Medeiros
Universidade Federal de Goiás
Palabras clave : Genotoxicidade;Girinos;Parque Nacional das Emas;Bioindicador
Fecha de publicación : 31-mar-2017
Editorial : DSPACE
Resumen : A região Sudoeste do estado de Goiás, originalmente coberta pelo Cerrado, é hoje caracterizada pela presença de grandes propriedades rurais produtoras de algodão, soja e milho. As monoculturas, em especial as de grãos, causam sérios impactos ao meio ambiente: empobrecimento e dano genômico, erosão do solo, contaminação por agrotóxicos, compactação do solo, queimadas e desmatamento. O último grande remanescente de vegetação nativa de Cerrado na região está protegido pelo Parque Nacional das Emas, que possui uma área de 132 mil hectares. A proposta deste estudo é avaliar o dano no DNA em girinos de Hypsiboas albopunctatus submetidos a diferentes níveis de exposição às pressões antrópicas do sistema de produção agrícola predominante na região. Tal avaliação foi realizada por meio de ensaio cometa, a partir de amostras sanguíneas obtidas desses girinos, coletados no Parque Nacional das Emas e entorno, tais coletas foram feitas ao longo do primeiro trimestre de 2016. Essa espécie de anuro possui ampla distribuição geográfica e é considerada abundante, características importantes para eleger um organismo como bioindicador de qualidade ambiental. As amostras foram coletadas em ambiente de veredas, com solo encharcado e presença de poças temporárias e permanentes. A amostragem foi dividida em dois tipos de ambiente: a) dentro do Parque Nacional, onde os impactos antrópicos são significativamente menores, não havendo pulverização direta de agrotóxicos ou qualquer tipo de alteração física da paisagem natural, e, b) fora dos limites da unidade de conservação, onde a vegetação nativa foi quase totalmente suprimida e a exposição direta a agrotóxicos é frequente. Dessa forma foi comparado o DNA dos girinos por meio de ensaio cometa, para verificar se no ambiente protegido do Parque Nacional das Emas o dano no material genético difere significativamente em relação ao ambiente antropizado, externo à Unidade de Conservação. Após a realização das análises foi possível constatar que o dano encontrado no DNA de girinos da espécie Hypsiboas albopunctatus foi maior nas amostras 16 provenientes de áreas externas ao parque, intermediário nas áreas internas mais próximas da borda do Parque Nacional das Emas e reduzidos nas áreas centrais e mais próximas do centroide, corroborando a hipótese de que os impactos ambientais, que são severos fora dos limites da UC, teriam um efeito danoso para a biodiversidade, inclusive a nível molecular.
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.totalpage: 63
metadata.dc.localofdeposit: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7272
URI : https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2281
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.