Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2255
Título: Manutenção em berçários e soltura de quelônios amazônicos
Autor(es): Balestra, Rafael Antônio Machado
Andrade, Paulo César Machado
Moreira, José Roberto
Oliveira, Paulo Henrique Guimarães de
Balestra, Rafael Antônio Machado
Palavras-chave: Quelônios Amazônicos;berçarios;manutenção
Data do documento: 2016
Editor: Ibama
Resumo: O manejo de espécies ameaçadas visa assegurar a máxima variabilidade genética de populações, de maneira que possam ser viáveis em longo tempo. Em casos em que o tamanho populacional é muito pequeno, pode ser necessária a ajuda do cativeiro como estratégia de manejo (BALESTRA et al., 2010). Alguns programas de manejo de quelônios amazônicos adotam a manutenção temporária de fi lhotes em cativeiro (ANDRADE, 2008, 2012), com vistas a minimizar a taxa de mortalidade, que é geralmente alta nessa fase da vida. Essa é uma estratégia bastante controversa, o que faz com que seja importante ponderar sobre os aspectos favoráveis e desfavoráveis da manutenção de fi lhotes nesses ambientes artifi ciais, ainda que os argumentos aqui apresentados sejam, para ambos os casos, especulativos. Tendo em vista que diversos programas de manejo a adotam, ela será descrita neste capítulo, mas para empregar essa técnica, deve ser considerada sua relevância para as circunstâncias de qualquer projeto.
Tipo: Capítulo de livro
Páginas: 136
Local do depósito: https://www.icmbio.gov.br/ran/images/stories/Downloads/Manual_Tecnico_Manejo_Monitoramento_Quelonios_Amazonicos_2016.pdf
URI: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2255
ISBN: 978-85-7300-381-9
Aparece nas coleções:Livros e Publicações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.