Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2238
Título: Uso do habitat em três espécies simpátricas de crocodilianos (Crocodylia, Alligatoridae) na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, Amazônia.
Título(s) alternativo(s): Habitat use by three sympatric species of crocodilians (Crocodylia, Alligatoridae) in the Ouro Preto River Extractive Reserve, Amazon
Autor(es): Leitão, Rafael Pereira
Silva, Karen Carolina da
Coutinho, Marcos Eduardo
Amaral, João Henrique Fernandes
Filogonio, Renato
Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Conservação e manejo;Áreas alagáveis;Ecologia da paisagem;Variação ontogenética;Jacarés
Data do documento: 29-Mai-2020
Resumo: O uso do habitat por espécies simpátricas está relacionado à divisão efetiva do habitat de acordo com o comportamento e preferência de cada uma das espécies. Para jacarés, características hidrodinâmicas, variação de temperatura, e a paisagem do entorno dos ecossistemas aquáticos podem influenciar a diferença na distribuição espacial. Além disso, características particulares de cada espécie, como tamanho do corpo e estágio da história de vida, estão relacionados à utilização de habitats específicos. Nesse contexto, investigamos como características do habitat influenciam a distribuição espacial de três espécies de crocodilianos: Caiman crocodilus, Melanosuchus niger e Paleosuchus palpebrosus, na Amazônia ocidental, e se há diferença na distribuição espacial de diferentes estágios de vida dessas espécies. Além disso, analisamos fatores que afetam a detectabilidade de crocodilianos e propomos um índice de monitoramento da densidade de crocodilianos a partir das características ambientais. Para isso, relacionamos características hidrodinâmicas do corpo d’água (lótico e lêntico), da paisagem (floresta, gramíneas e banco de areia), variação de temperatura, período e nível de água, com as densidades das espécies e de suas classes de tamanho. Encontramos que as espécies respondem de maneira diferente às variações no ambiente, sendo essas diferenças determinadas por comportamentos e morfologias diferentes entre as espécies. Também observamos diferenças intraespecíficas que podem estar relacionadas ao tipo de ambiente aquático. Com resultados de ecologia de ninho de P. palpebrosus e da biometria de animais capturados, ressaltamos a importância do conhecimento de informações básicas sobre as espécies, como áreas de nidificação, tamanho da ninhada, biometria e a coexistência das espécies. Essas informações são importantes para subsidiar ações de conservação e manejo de crocodilianos a curto e longo prazo em Unidades de Conservação.
Tipo: Dissertação
Páginas: 71
Local do depósito: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34254
URI: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2238
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.