Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2237
Título: ESTRUTURA POPULACIONAL E ECOLOGIA DA NIDIFICAÇÃO DO JACARÉ-AÇU MELANOSUCHUS NIGER (SPIX, 1825) NA RESERVA EXTRATIVISTA LAGO DO CUNIÃ –RONDÔNIA, BRASIL
Autor(es): Rodrigues, Flávio Henrique Guimarães
Do Val, Helena Gurjão Pinheiro do
Coutinho, Marcos Eduardo
Leitão, Rafael Pereira
Passos, Luiza Figueiredo
Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Conservação;Reprodução;Jacarés;Manejo sustentável
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: A ecologia e dinâmica de populações estudam como populações naturais oscilam em escalas espaço-temporais em função de taxas de natalidade, mortalidade e dispersão. Estes aspectos alteram a abundância dessas populações em áreas e tempos específicos e são importantes fatores para determinar se uma população está em crescimento, manutenção ou declínio. Para viabilizar o manejo sustentável de populações naturais, é necessário obter informações básicas sobre as espécies manejadas, tais como tamanho populacional, recrutamento, estrutura e razão sexual das populações. Nesta dissertação, estudamos aspectos relacionados à estrutura populacional, como abundância, densidade, distribuição, estrutura de tamanho e razão sexual de crocodilianos na Resex Lago do Cuniã/RO. E relacionados à fecundidade das fêmeas reprodutoras, como tamanho das ninhadas, ecologia de nidificação e razão sexual da prole gerada em 2019. Para tanto, foram realizadas contagens noturnas, captura, biometria e sexagem de indivíduos, busca ativa de ninhos e monitoramento de uma fêmea reprodutiva. A partir das contagens foi estimada uma elevada abundância de crocodilianos na ordem de 19 mil indivíduos, de duas ou mais espécies em simpatria. O aporte populacional de adulto-jovens difere entre C. crocodilus e M. niger, podendo interferir na dinâmica populacional das espécies. Apesar de simpátricos, há segregação entre C. crocodilus e M. niger devido a preferências ambientais distintas. A razão sexual de 2:1 M/F para M. niger sugere um elevado potencial reprodutivo para a população. Quanto à reprodução, foram encontrados dezenove ninhos distribuídos em três corpos d’água na Resex. A razão sexual esperada em função da temperatura do ninho corrobora o obtido para a amostra de adultos estudados. Foi encontrada grande variabilidade para massa, largura e comprimento dos ovos. Ao contrário do achado para outras espécies de crocodilianos, não foram localizadas relações entre as características biométricas das ninhadas de jacaré-açu, como largura, comprimento, massa e número de ovos. A análise de área de vida de uma fêmea reprodutora resultou em uma área de 101,6 ha, mas não foi possível concluir sobre o cuidado parental do ninho. Tais informações são importantes para compreender como as espécies se relacionam com o ambiente em que estão inseridas de modo a subsidiar ações de manejo sustentável e conservação das espécies na Reserva Extrativista Lago do Cuniã.
Tipo: Dissertação
Páginas: 89
Local do depósito: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/36741
URI: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2237
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.