Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1522
Título : Estratégias de forrageamento por um grupo de cairaras (Cebus albifrons Humboldt, 1812) no Baixo Rio Negro, Amazonas – Brasil
Autor : Vidal, Marcelo Derzi
Fialho, Marcos de Souza
Rodrigues, Lilian Figueiredo
Palabras clave : Amazônia;Cebidae;Unidades de Conservação
Fecha de publicación : 10-sep-2017
Editorial : Revista Brasileira de Zoociências
Resumen : Primatas do gênero Cebus têm notável destreza manual, alta sociabilidade e dieta onívora. Essas habilidades permitem que explorem os recursos alimentares de maneira própria e muitas vezes mais eficaz que outros primatas. Neste artigo apresentamos as estratégias de forrageamento desenvolvidas por um grupo de cairaras (Cebus albifrons) em uma área protegida no Baixo Rio Negro, Amazonas. Durante três dias de observação, totalizando 110 minutos, o método ad libitum foi utilizado para registrar dois indivíduos alimentando-se de sementes de girassol (Helianthus annuus) e abóbora (Cucurbita moschata), quatro indivíduos manipulando teias de aranhas na busca por invertebrados e um indivíduo quebrando ouriço de castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) para se alimentar das amêndoas. O comportamento dos animais observados indica o uso de ferramentas e estratégias para a transposição de barreiras que dificultam o acesso ao alimento em um ambiente altamente sazonal, onde a disponibilidade de recursos é influenciada pelas chuvas e pelo nível do rio Negro.
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.localofdeposit: https://periodicos.ufjf.br/index.php/zoociencias/article/view/24695
URI : https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1522
ISSN : 2596-3325
Aparece en las colecciones: Livros e Publicações

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Estrategias-de-forrageamento-por-um-grupo-de-cairaras-Cebus.pdf3.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.