Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1187
Título: Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
Autor(es): Filho., Francisco Pinheiro Lima
Costa, Pâmella Regina Fernandes da
Rodrigues., Rafael Saraiva
Palavras-chave: Bacia Potiguar;Potiguar Basin;ERT;Fraturas;Carste;Formação Jandaira
Data do documento: 18-Fev-2020
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar o imageamento de fraturas e feições cársticas encontradas na zona epicárstica de rochas carbonáticas que afloram numa porção do Lajedo do Arapuá, Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, em alta resolução, usando a técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT). Neste trabalho foram adquiridas seções com os arranjos Dipolo-dipolo e Schlumberger e os dados processados nos softwares ZondRes2D e EarthImager2D. Deste modo, foram interpretadas fraturas abertas (carstificadas ou não), fraturas fechadas e planos de acamamento (carstificados ou não). Foram comparados o desempenho dos softwares, a sensibilidade dos arranjos e avaliado o impacto do processamento para ressaltar as anomalias verticais e horizontais. O processamento em ambos os softwares se mostrou adequado para representar as anomalias correspondentes às feições geológicas de interesse. Entretanto, o software EarthImager2D mostrou-se mais adequado para individualizar as feições verticalizadas, enquanto o arranjo Dipolo-dipolo apresentou maior sensibilidade para discretizar as anomalias de alta resistividade.
Origem: Biblioteca Digital de Monografias - UFRN
Tipo: Monografia
Páginas: 84
Local do depósito: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/10478
URI: https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1187
Aparece nas coleções:GEOTECNOLOGIAS

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.