Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIMA, E. P. | - |
dc.contributor.author | WANDERLINDE, J. | - |
dc.contributor.author | ANÇÃ, B. D. M. | - |
dc.contributor.author | MAIS, B. P. | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, D.T. | - |
dc.contributor.author | CARNEIRO, K. C. | - |
dc.contributor.author | ASSUNÇÃO, J. | - |
dc.contributor.author | LIMA, W. C. S. | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T20:20:12Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01T20:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/2101 | - |
dc.description.abstract | Desde 1982, o Projeto Tamar/Ibama desenvolve atividades de Educação Ambiental em comunidades costeiras próximas às áreas de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. Os primeiros trabalhos na região Norte Fluminense foram iniciados em outubro de 1992, criando-se assim a base Bacia de Campos que está instalada na praia do Farol de São Tomé, município de Campos dos Goytacazes. Até outubro de 2001, os trabalhos foram realizados sazonalmente, em apenas alguns períodos dentro das temporadas reprodutivas. Atualmente a base está responsável pela proteção de cerca de 900 desovas por ano em 120 km do litoral. A educação ambiental tem sido primordial para o sucesso do Projeto. Os instrumentos para a realização dos trabalhos nas comunidades envolvem desde a conversa informal, fixação de cartazes, placas educativas, distribuição de panfletos, palestras, sessões de filmes e cursos profissionalizantes, entre outros. Com objetivo de ampliar o alcance geográfico das ações de educação ambiental e divulgação do Projeto, foi criada em junho de 2003 a Caravana Tamar. Esta é uma exposição itinerante composta de um veículo Kombi, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas em tamanho original, painéis explicativos, um stand de vendas que funciona esporadicamente, além da exibição de vídeos com a temática tartaruga marinha e palestras com a presença de um biólogo. O presente trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos durante o primeiro ano de sua existência. Até a data de 19 de junho de 2004, a Caravana Tamar esteve em 44 lugares, atingindo um público de cerca de 46.650 pessoas. O sucesso e a versatilidade da Caravana Tamar tem sido comprovado pela procura das instituições de ensino interessadas na sua visita, pela diversidade de locais e eventos em que ela esteve presente e pela maneira como vem sendo utilizada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | WORLD ENVIRONMENTAL EDUCATION CONGRESS | pt_BR |
dc.subject | Projeto Tamar/Ibama | pt_BR |
dc.subject | Divulgação | pt_BR |
dc.subject | Caravana Tamar | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Exposição Itinerante | pt_BR |
dc.title | Caravana TAMAR - Educação Ambiental e divulgação itinerantes no estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.institution.research | Projeto Tamar/Ibama | pt_BR |
dc.institution.research | Fundação Pró-Tamar | pt_BR |
dc.institution.research | Fundação Projeto Tamar | pt_BR |
dc.event.name | WORLD ENVIRONMENTAL EDUCATION CONGRESS | pt_BR |
dc.event.city | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.citation | LIMA, E. P.; WANDERLINDE, J.; ANÇÃ, B. D. M.; MAIS, B. P.; ALMEIDA, D.T.; CARNEIRO, K. C.; ASSUNÇÃO, J.; LIMA, W. C. S. Caravana TAMAR - Educação Ambiental e divulgação itinerantes no estado do Rio de Janeiro. In: WORLD ENVIRONMENTAL EDUCATION CONGRESS, 2., 2004. Rio de Janeiro. Resumos..., [S.l.: s.n.], 2004. | pt_BR |
dc.localofdeposit | https://www.tamar.org.br/publicacoes_html/pdf/2004/2004_PAINEL_CARAVANA_TAMAR_14-09-2004_-_FINAL.pdf | pt_BR |
dc.date.accessed | 2023-10-06 | - |
dc.event.uf | RJ | pt_BR |
dc.totalpage | 5 | pt_BR |
dc.event.country | Brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e Publicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_PAINEL_CARAVANA_TAMAR_14-09-2004_-_FINAL (1).pdf | 23.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.