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dc.contributor.authorMansur, Katia Leite-
dc.date.accessioned2022-04-25T12:57:15Z-
dc.date.available2022-04-25T12:57:15Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.other10.52192/1984-3917.2022v15n1p13-53pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.icmbio.gov.br/handle/cecav/1366-
dc.description.abstractEm 1991 fomos brindados com o belíssimo texto da Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra. De lá para cá, acompanhando uma emergente discussão mundial, podemos perceber, claramente, que houve também um progressivo aumento no Brasil dos estudos e ações relacionados à geodiversidade e à conservação da memória da Terra. Este artigo busca percorrer um pouco da história e sobre o avanço obtido destes temas no Brasil. Foram utilizadas 150 referências bibliográficas e o texto foi dividido em nove itens (ou atos) cada um relacionado a um dos artigos da Declaração. Inicialmente foram identificados alguns dos pioneiros brasileiros, autores, projetos, publicações e eventos que abriram caminho para o cenário que hoje descortinamos. No item sobre geodiversidade buscou-se mostrar questões metodológicas de mapeamento quantitativo e qualitativo, relacionando-as a projetos. Sobre patrimônio geológico / geopatrimônio e seu estudo, foram incluídas algumas tipologias que se destacam, como os sítios paleontológicos e geomorfológicos; além dos museus e coleções; monumentos pétreos e inventários. No item sobre geocomunicação e geoturismo foram abordados os conceitos relacionados às Geociências e o público, incluindo geoturismo em áreas naturais e urbanas, e projetos de educação não formal. A abordagem da sustentabilidade foi o ponto de partida para a análise das iniciativas relacionadas aos geoparques e geoconservação. Este “ato” foi dedicado aos avanços institucionais alcançados por parte das entidades representativas, sejam técnico-científicas ou profissionais, e empresas privadas com finalidade especifica de geoconservação e geoturismo. O tema das políticas públicas buscou mostrar como as instituições brasileiras, governamentais e acadêmicas vêm desempenhando suas atribuições para a pesquisa, promoção e conservação da geodiversidade com valor patrimonial. O último item fecha a discussão apontando a necessidade de incorporação de conceitos de geoética e geoconservação na formação dos geocientistas e da importância da educação para seguirmos avançando.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.source- Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Uniriopt_BR
dc.titleReflexões e breve histórico sobre estudos e ações sobre Geodiversidade e Conservação da Memória da Terra no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeReflections and a brief history of studies and actions on Geodiversity and Conservation of the Earth's Memory in Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.institution.researchUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.volume15pt_BR
dc.event.cityRio de Janeiropt_BR
dc.initialpage13pt_BR
dc.finalpage53pt_BR
dc.localofdepositfile:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/Mansur_2022_MuseologiaPatrimonio.pdfpt_BR
dc.date.accessed2022-04-25-
dc.event.ufRJpt_BR
dc.totalpage41pt_BR
dc.event.countryBrasilpt_BR
dc.number1pt_BR
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